segunda-feira, 12 de junho de 2017

CHARQUEADAS TERÁ SUA SÉTIMA PRISÃO


Com população de 4,9 mil presos, Charqueadas terá sua sétima prisão. Município da Região Carbonífera concentra 13,5% do total de detentos do Rio Grande do Sul

Por: Cleidi Pereira
ZERO HORA 12/06/2017 




Foto: Félix Zucco / Agencia RBS


Anunciado nesta segunda-feira (12) pelo governo do Estado, o presídio federal será o sétimo estabelecimento penal a ser erguido em Charqueadas. O município da Região Carbonífera, distante cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre, concentra atualmente 13,5% da população carcerária total do Rio Grande do Sul.


Conforme dados da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), as seis unidades do município (veja a lista abaixo) abrigam 4,9 mil apenados — número 44% superior à capacidade dos estabelecimentos. Charqueadas é a cidade com o maior número de casas prisionais no Estado e, possivelmente, do país também.



A Penitenciária Estadual de Charqueadas é que possui a maior lotação, segundo levantamento atualizado da Susepe. A cadeia possui 336 vagas, mas abriga 619 presos, 84% acima da capacidade. Depois, vem a Penitenciária Estadual do Jacuí, com 1372 vagas e população carcerária de 2362 (72%).

Na manhã desta segunda-feira, o governo do Estado anunciou que o presídio federal de segurança máxima será construído em Charqueadas em área de 25 hectares, próximo à RS-401. A capacidade será para 208 apenados, de alta periculosidade. O investimento estimado no complexo é de R$ 40 milhões e é resultado da adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública.






Nenhum comentário: