sexta-feira, 3 de julho de 2015

POR UM TRATAMENTO PENAL ADEQUADO



PEDIDO DE APOIO À SOCIEDADE PARA UM TRATAMENTO PENAL ADEQUADO



GRUPO DE APROVADOS


Tanto falamos em Segurança Pública, mais especificamente na falta de segurança, o grupo de 390 Técnicos Superiores Penitenciários, aprovados no concurso SUSEPE/2012, nas áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social, vem a público prestar esclarecimentos sobre a necessidade do Tratamento Penal adequado, com foco na ressocialização e pedir o apoio da população para que o Governo do Estado realize nossas nomeações.

A população clama por mais policiamento e mais vagas em presídios, mas esquece que os detentos, independente do crime que cometeram, vão voltar às ruas e isso só fica nítido quando são divulgados os altos índices de reincidência e violência no nosso Estado, inclusive com crimes cometidos por apenados que nem cumpriram toda a sua pena.

Os Técnicos Superiores Penitenciários não são muito conhecidos pela comunidade gaúcha, mas suas funções fazem parte da segurança pública e são fundamentais ao processo de ressocialização. São os profissionais de Direito, Psicologia e Serviço Social que desempenharão papeis fundamentais na fomentação dos direitos humanos, sobretudo no cárcere. São profissionais que visam à preservação, defesa e ampliação desses para que a justiça social seja aplicada com eficiência e que a função do encarceramento seja cumprida.

Hoje o Estado não dispõe de número suficiente de técnicos para atender a demanda da população carcerária e essas profissões são viabilizadoras, portanto, seu trabalho é primordial e fundamental para que exista satisfatoriamente o processo de reintegração social do egresso.

Em números, já obsoletos, havia a necessidade de 956 Técnicos Superiores Penitenciários, e hoje a SUSEPE conta com menos de 50% de técnicos necessários, o que torna inviável o efetivo tratamento penal, gerando, inclusive, novos gastos para o estado, com o pagamento de diárias e horas-extras devido aos profissionais que atendem várias casas, bem como ocasionando o aumento dos gastos com detentos devido á reincidência, também á interdição de algumas casas prisionais, a ineficiência do monitoramento eletrônico, dentre outros danos causados pela falta de profissionais.

Somos um grupo de 390 aprovados no concurso público para o cargo de Técnico Superior Penitenciário, aptos a exercer nossas atividades visando á melhoria do atendimento prestado no sistema penitenciário gaúcho.

Pedimos o apoio da sociedade para que o Sr. Governador realize nossas nomeações. Não adianta apenas encarcerar, é preciso tratar.



TRATAMENTO PENAL JÁ!

“...Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra...”




Artigo recebido pelo face.

Nenhum comentário: