sábado, 14 de março de 2015

JUIZ NÃO ACEITA TRANSFERÊNCIA DE DETENTOS DO CENTRAL PARA SUA CIDADE



ZERO HORA 14 de março de 2015 | N° 18101


JULIA FINAMOR


SISTEMA CARCERÁRIO SOB IMPASSE


Juiz não vai aceitar detentos do Central em Venâncio Aires


A transferência de detentos do Presídio Central para Venâncio Aires – solução encontrada pelo governo estadual para diminuir a lotação da cadeia da Capital e evitar que presos provisórios permaneçam em delegacias da Grande Porto Alegre – pode não ter resultado.

O juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Venâncio Aires, João Francisco Goulart Borges, garantiu que não autorizará a mudança de apenados da Região Metropolitana – especialmente do Central – para o município. Conforme o magistrado, o novo presídio de Venâncio Aires foi construído para atender às demandas do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo, que contam com casas prisionais superlotadas.

– Foi um compromisso do governo anterior com a administração do município. É uma cadeia para atender a interesses regionais. A transferência não atende a nenhum critério técnico de segurança pública – afirma.

Conforme Borges, houve um acordo com o Palácio Piratini e a negociação da ida de cem presos provisórios que não integrassem facção criminosa e não fossem condenados por crime de tráfico, roubo e formação de quadrilha. Após, eles seriam encaminhados para o presídio de Canoas.

O governo pretendia enviar detentos da maior casa prisional do Estado para a nova penitenciária de Venâncio Aires nos próximos dias, disse o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, na quinta-feira. Conforme o secretário, a decisão está sendo tomada em conjunto com outras pastas do governo, além do Poder Judiciário e de empreiteiras.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Age com responsabilidade o juiz de Venâncio Aires.

Nenhum comentário: