terça-feira, 18 de novembro de 2014

APENADO DO SEMIABERTO PULA O MURO DO ALBERGUE



DIÁRIO GAÚCHO 17/11/2014 | 18h47

Vanessa Kannenberg

Foto: apenado é flagrado pulando muro de albergue em Gravataí. Detento do regime aberto foi capturado pela Brigada Militar cerca de 15 minutos depois



Detento recebeu um pano para evitar a cerca e pulou de cerca de três metros Foto: Felipe Mendes / Arquivo pessoal



Dentro do Instituto Penal de Gravataí (IPG), os apenados passavam por revista rotineira. Do lado de fora, no pátio, um deles pulava o muro lateral do albergue. Ignorando a altura de cerca de três metros e o arame farpado recém-instalado, por volta das 15h desta segunda-feira, Everton Luiz Coelho da Silva utilizou um pano que lhe foi jogado para se proteger da cerca e fugiu.

Antes de pular, do alto do muro, ele se virou para os detentos que estavam na cadeia e fez sinal de ok com o dedão. Quem conta é um assessor de imprensa de um vereador da Câmara de Vereadores, que fica ao lado do albergue.



— Eu estava na janela, falando ao telefone, quando vi ele subindo o muro. Minha colega ainda comentou “ele deve estar trabalhando na cerca”, mas eu respondi “não pode ser, ele está muito arrumado” — conta Felipe Mendes, que enviou fotos pelo Facebook da Zero Hora.

De fato, o detento usava camiseta, calça jeans e tênis. Dando-se conta do que acontecia, Mendes interrompeu a ligação e começou a fotografar.

— A gente achou até engraçado, porque ele parecia muito tranquilo. Além de fazer o ok para os presos, ele pulou e saiu caminhando bem de boa, nem correu — detalha o assessor.



Cerca de 15 minutos depois da fuga, alertada pelos funcionários da Câmara, a Brigada Militar capturou o fugitivo, que estava a pé e com uma mochila nas costas, próximo da ERS-118. Depois de ser apresentado à Polícia Civil, foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre.

Para a administradora do instituto penal, Janaína Guntzel, a fuga do detento surpreendeu:

— Esse preso especificamente é muito tranquilo e comportado. Ele é do regime aberto (quando o apenado passa as noites e finais de semana no albergue e trabalha no horário comercial), em que é difícil ocorrer fugas.


Segundo ela, o arame farpado foi colocado justamente na área onde houve a fuga há apenas duas semanas. O objetivo é dificultar que os presos fujam. Atualmente, o albergue de Gravataí está com uma população carcerária de 66 detentos, mas a capacidade é para 60. Do total, apenas 15 não estão empregados.

Nenhum comentário: