domingo, 1 de julho de 2012

A VIRADA PELO TRABALHO

ZERO HORA 01 de julho de 2012 | N° 17117

PRESOS NO BATENTE. MARIELISE FERREIRA


Maria de Oliveira, 40 anos, e Aldecir José Zago, 46 anos, trabalham juntos numa fábrica de luvas em Erechim, no norte do Estado. Das 7h30min às 18h eles dividem o mesmo pavilhão de trabalho. Mas quando deixam o serviço, cada um segue para um endereço, em diferentes celas do Presídio Estadual de Erechim. Cumprindo pena de 12 anos, Zago deixou o presídio para o serviço externo no ano passado e voltou para o tráfico. Mas, desta vez, acabou por envolver a mulher no crime e provocou a desestruturação da família.

Hoje, a vontade de levantar de manhã só existe em função do trabalho. Zago não vê hora de passar o dia no ambiente de trabalho. Maria capricha nas unhas, e faz com vontade a tarefa de costurar luvas de couro.

– Não sei se suportaria ficar aqui sem o trabalho, é meu suporte, o sustento dos meus filhos – conta.

Agora, os dois acalentam o sonho de, encerrada a pena, começar vida nova em uma propriedade rural no norte do Estado. Querem criar galinhas. Outros 259 presos trabalham em postos fora e dentro do presídio, modelo no Estado em ressocialização através do trabalho. Com superlotação (o presídio tem capacidade para 214, mas abriga 475), trabalho e estudo são as formas encontradas para evitar conflitos e dar uma perspectiva de nova vida.

– Celas para quatro presos estão com 16, precisamos tirá-los de dentro das celas, inseri-los em atividades. Aqui, quem não trabalha estuda – conta o administrador Roberto Thomaz.

O presídio tem convênios com a prefeitura da cidade, com uma empresa de reciclagem de material, com uma indústria de calçados e com uma fábrica de luvas, que mantém pavilhões anexos à penitenciária. Também há convênios com outras duas empresas para trabalhos feitos no refeitório ou nas próprias celas. Quem ainda não pode ser inserido numa destas vagas, é direcionado para as tarefas de rotina do presídio, na manutenção, na faxina ou na cozinha. Outros 95 presos estudam em programas de alfabetização, de ensino fundamental, ou em cursos profissionalizantes.

Nenhum comentário: