sexta-feira, 6 de julho de 2012

DETENTO DAS PASC COMANDA O TRÁFICO

 CORREIO DO POVO, 06/07/2012

Operação atingiu rede de venda de maconha na vila Nazaré, na Capital

Policiais fizeram buscas para capturar envolvidos com o tráfico de drogas<br /><b>Crédito: </b> tarsila pereira
Policiais fizeram buscas para capturar envolvidos com o tráfico de drogas
Crédito: tarsila pereira

Cinco pessoas foram presas na vila Nazaré, em Porto Alegre, na manhã de ontem, durante a Operação Carpinteiro, que provocou baixas na quadrilha comandada pelo narcotraficante conhecido como Neri. Ele cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Entre os presos estava um paranaense, de Foz do Iguaçu (PR), e duas mulheres.

Na ação, comandada pelo delegado Augusto Cavalheiro Neto, titular da 12 DP, houve o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão na vila Nazaré, no loteamento Timbaúva e no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, além do Jardim Algarve, em Alvorada. A operação foi realizada também em frente à Penitenciária Estadual de Charqueadas.

Segundo o delegado, Neri enviava ordens aos subordinados na vila Nazaré. "Ele se comunicava através das visitas, incluindo o envio de cartas e bilhetes", disse. As investigações apontaram ainda que o tráfico na Nazaré é especialmente de maconha, possivelmente vinda do Paraguai. Conforme as escutas feitas pelos agentes, entre novembro de 2011 e março deste ano, cada remessa de maconha ficava entre 10 e 30 quilos. No verão, observou Neto, a distribuição foi intensa para o Litoral Norte, sobretudo em Tramandaí e Osório. Em uma interceptação telefônica, a Polícia descobriu, por exemplo, que os traficantes aguardavam no acostamento da ERS 040 pelo fim de uma barreira do Comando Rodoviário da Brigada Militar, em Capivari. "Outros traficantes da Capital e da região Metropolitana também eram abastecidos."

Durante a ação, os policiais civis não localizaram dois homens que seriam gerentes do tráfico na vila Nazaré. Os agentes também não apreenderam drogas, Nos últimos dias, foram recolhidos pelo menos 15 quilos de maconha na região pela Brigada Militar. Em decorrência disso, a Polícia suspeita que o entorpecente pode ter sido transportado para outro ponto. Segundo o delegado, o processo investigativo foi difícil, pois a vila tem poucas entradas e saídas, facilitando a atuação de olheiros em relação à presença de viaturas, mesmo discretas. No total, foram mobilizados 60 agentes em 20 viaturas.

O líder do bando

- O traficante Neri foi capturado em uma ação do Denarc em 6 de dezembro de 2008, em Cachoeirinha. Ele mantinha ligações com as facções criminosas PCC, de São Paulo, e Amigos dos Amigos (Ada), do Rio.

- A cada 15 dias, uma remessa de 2 toneladas de maconha era enviada para abastecer pontos de drogas dos dois Estados.

- Neri também circulava na fronteira de Foz do Iguaçu (PR).

- Ele foi acusado de mandar matar o antigo líder da vila Nazaré, Lampião, com mais de 50 tiros, em agosto de 2008.

- Uma ação da BM e da PRF, em março, descobriu que a droga também chega à vila Nazaré pela freeway.

Nenhum comentário: