quinta-feira, 26 de julho de 2012

DEBATE NO CENTRAL

ZERO HORA 26 de julho de 2012 | N° 17142

Presos irão falar em seminário


Por que um preso coloca fogo no próprio colchão? Quem tiver interesse em entender essa e outras questões poderá participar de um encontro que discutirá a realidade do sistema carcerário do Rio Grande do Sul.

Será no dia 2 de agosto, no auditório do Presídio Central de Porto Alegre, durante o seminário Quantos presos queremos ter?, organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e outras entidades. Além da presença de autoridades e especialistas, detentos darão depoimentos. Os próprios presos elegeram o trio que irá falar em seus nomes.

Outros apenados, representantes das galerias, irão assistir ao debate e poderão questionar os palestrantes. Essa interação, quando a população poderá também fazer perguntas, está prevista para acontecer duas vezes durante o seminário, que terá quatro painéis. Os assuntos dos debates serão Presídio Central, condições estruturais e de saúde nas cadeias, política prisional e visão jurídica.

– A nossa ideia é trazer todos os envolvidos no sistema prisional e fazer com que eles dialoguem com a sociedade, para que, juntos, busquemos uma solução – diz o vice presidente da Ajuris, Eugênio Costa Terra.

No final do evento, a Ajuris planeja montar uma carta com as conclusões e divulgá-la para a sociedade.

Serviço

Seminário Quantos presos queremos ter? 

- O que: debate sobre o Presídio Central e sistema carcerário no RS

- Como será: o evento contará com o depoimento de três presos. Além disso, pelo menos outros 20 detentos estarão na plateia e poderão fazer perguntas. O público em geral poderá questionar os palestrantes

- Quem pode ir: aberto ao público. Há 200 lugares. Portões serão abertos às 8h

- Horário: primeiro painel às 8h30min, último às 16h

- Onde: auditório do Presídio Central

- Custo: gratuito

- DATA: 02 DE AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário: