quarta-feira, 4 de julho de 2012

CRECHE ABASTECIA DROGAS NO PRESÍDIO


ZERO HORA 04 de julho de 2012 | N° 17120

CONEXÃO DO TRÁFICO. Creche ocultava droga que abastecia o Presídio Central. Mulher que cuidava de sete crianças foi presa com crack e maconha na zona norte de Porto Alegre  - Colaborou Amanda Munhoz. CAROLINA ROCHA*


A Polícia Civil descobriu ontem que a sala de uma creche da zona norte de Porto Alegre não era usada para guardar brinquedos nem livros infantis. O local, que fica em frente a uma escola estadual, servia de depósito e preparação de 8 mil pedras de crack e dois quilos de maconha. Uma mulher foi presa em flagrante. Ela é considerada a traficante que mais enviava drogas para dentro do Presídio Central.

As atividades de Rosi Mary dos Santos Fagundes, 42 anos, eram investigadas havia três meses pelos policiais da 1ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Além de cuidar de sete crianças entre três e cinco anos, ela também partia e embalava drogas, levadas a detentos do Presídio Central.

– O filho e o marido dela estão presos lá – disse o delegado Mario Souza.

Durante o tempo em que monitoraram as atividades de Rosi, policiais descobriram que ela preparavas as pedras, em quantidades de cem gramas, e as embalava em camisinhas. O mesmo era feito com porções de maconha. Depois, os preservativos eram entregues a “mulas”, que os levavam, escondidos nos órgãos genitais, para dentro do presídio. A entrega aos presidiários acontecia em dias de visita. Segundo o delegado, o serviço era feito tanto por homens quanto por mulheres.

O esquema era tão organizado que, para garantir que o entorpecente enviado seria entregue na mesma quantidade, o detento fazia uma foto e a enviava, por celular, para Rosi, que confirmava que se tratava da mesma quantidade. O dinheiro para o pagamento da droga era colocado em um envelope e entregue pelo detento à “mula”, que o repassava a Rosi.

No momento da operação, sete crianças estavam na creche. Elas foram entregues aos pais. A droga foi encontrada numa das salas, sobre uma mesa, dentro de um armário e na bolsa de Rosi. O montante apreendido seria o suficiente para enviar às galerias da facção Os Manos em dois dias.

– Ela é uma grande especialista nisso. O abastecimento de drogas no Central com certeza será impactado com essa prisão – avaliou Souza.

A polícia ainda apura quem seriam os proprietários da creche. Rosi foi autuada por tráfico de drogas.

Nenhum comentário: