segunda-feira, 11 de abril de 2011

DETENTAS SOFREM AGRESSÕES FÍSICAS E SEXUAIS

DETENTAS. Mulheres presas sofrem outras agressões, como o abuso sexual - 0 10/04/2011 às 23h50m; O Globo

RIO - Relatos de maus tratos de policiais contra detentas foram denunciados à Pastoral Carcerária Nacional, da CNBB. As agressões físicas e sexuais ocorreram, principalmente, dentro da Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, e foram encaminhadas ao Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público paulista.

Em um dos casos, em janeiro deste ano, uma presa acusou policiais de agredi-la com golpes nas pernas, nos ouvidos e no abdome. Eles usaram até gás de pimenta para torturá-la. Em outra denúncia, uma detenta contou que, nas sessões de tortura, foi algemada com os braços para trás, recebendo, em seguida, tapas no rosto. A mesma presa revelou que outras colegas de cela são torturadas com frequência.

A violência policial contra a mulher tem atos distintos em relação aos homens
- A violência policial contra a mulher tem atos distintos em relação aos homens. Além da agressão física, tem o abuso sexual. Isso é o que mais dói nelas - afirma o diretor jurídico da Pastoral, José de Jesus Filho.

Na Bahia, a Pastoral constatou casos de tortura e maus tratos contra presos no Conjunto Penal da Serrinha, de responsabilidade da Reviver Administração Prisional Privada. A direção da unidade, no entanto, é comandada por servidores do governo do estado. A visita da Pastoral foi registrada em relatório, no dia 20 de março.

- O diretor adjunto e o de segurança são funcionários do governo. Lá, presos ficam até três meses sem banho de sol e sem acesso ao chuveiro - disse Petra Pfaller, vice-coordenadora da Pastoral.

O GLOBO não localizou ninguém da Reviver até o encerramento desta matéria.

Nenhum comentário: